O Irão anunciou, ontem, o lançamento, com sucesso, de três satélites para o espaço num programa espacial
Segundo o Ocidente, o sistema de mísseis balísticos de Teerão pode ser usado para fins militares, anunciou a Reurers. A agência noticiosa estatal IRNA afirmou que o lançamento também foi um sucesso na utilização do foguetão Simorgh do Irão que já teve várias falhas no passado.
O lançamento ocorre num momento em que as tensões aumentam no Médio Oriente, devido à guerra contínua de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.
Embora o Irão não tenha actuado militarmente no conflito, tem enfrentado uma pressão crescente interna para agir à medida que grupos aliados, como os rebeldes Houthi do Iémen, conduzem ataques ligados à guerra.
As imagens divulgadas pela televisão estatal iraniana mostram um lançamento nocturno do foguetão Simorgh.
Uma análise das imagens feita pela Associated Press revelou que o lançamento teve lugar no porto espacial Imam Khomeini, na província rural iraniana de Semnan.
“O rugido do Simorgh (foguetão) ressoou no céu do nosso país e no espaço infinito”, disse Abbas Rasooli, um repórter da televisão estatal, nas imagens.
A televisão estatal designou os satélites lançados como Mahda, Kayhan-2 e Hatef-1. Descreveu o Mahda como um satélite de investigação, enquanto o Kayhan e o Hatef eram nanosatélites orientados para o posicionamento global e a comunicação, respectivamente.
O programa Simorgh, um outro foguetão de transporte de satélites, foi lançado cinco vezes seguidas sem sucesso. As falhas do foguetão fazem parte de uma série de contratempos nos últimos anos para o programa espacial civil do Irão, incluindo incêndios fatais e uma explosão na plataforma de lançamento.
O Simorgh é um foguetão de duas fases, alimentado a líquido que os iranianos descreveram como concebido para colocar satélites numa órbita terrestre baixa.
No entanto, para vários analistas norte-americanos, o desenvolvimento de veículos de lançamento de satélites “encurta a linha do tempo” para o Irão desenvolver um míssil balístico intercontinental porque usa tecnologia semelhante.
Um relatório cita especificamente o Simorgh como um possível sistema de dupla utilização.
Os Estados Unidos afirmaram, anteriormente, que os lançamentos de satélites do Irão desafiam uma resolução do Conselho de Segurança da ONU e apelaram a Teerão para que não realizasse qualquer actividade que envolvesse mísseis balísticos capazes de transportar armas nucleares.
As sanções da ONU relacionadas com o programa de mísseis balísticos do Irão expiraram em Outubro passado.