Uma escola, um campo de futebol e uns correios. É assim que Thiberville vai utilizar os 10 milhões que foram deixados por um homem parisiense. A única ligação à vila? O seu apelido: Thiberville.
No verão de 2024, o autarca de Thiberville, uma pequena vila com 1.773 habitantes no norte de França, recebeu um telefonema. Um homem parisiense, Roger Thiberville, tinha morrido e deixado 10 milhões de euros à localidade, sem nunca a ter visitado.
A única ligação parece ser mesmo o apelido de Roger e o nome da vila normanda, conta o The Guardian. Roger Thiberville trabalhava como meteorologista e vivia em Paris, onde herdou dos seus pais, donos de uma vinha, uma série de propriedades no sudeste da cidade. Thiberville, o homem, morreu aos 91 anos, solteiro e sem descendência — ou fotografias públicas.
Deixou apenas dois desejos: que toda a sua fortuna fosse entregue a Thiberville, a vila, e que fosse cremado e as suas cinzas fossem colocadas no cemitério da localidade O jornal britânico escreve que Thiberville não tem nenhum marco turístico que a destaque entre as restantes vilas da Normandia. Assim se explica a surpresa e a alegria do autarca, quando recebeu o telefonema de que a vila tinha recebido 10 milhões de euros — cinco vezes o orçamento municipal anual.