Hamas acusa Israel de colocar “em grave perigo” o acordo de tréguas com suspensão de entrega de prisioneiros

Os serviços de inforu0002mações de Estado da Austrália avisaram, última quarta-feira, que espiões de paíu0002ses estrangeiros esu0002tão a investigar o programa de submau0002rinos nucleares, bem como as acções de forças aliadas estau0002cionadas no país

Decisão de Benjamin Netanyahu de suspender entrega de prisioneiros palestinianos por tempo indefinido pode colocar em causa o futuro do cessar-fogo com o Hamas.

O ministro israelita da Defesa, Israel Katz, reconheceu ontem que a passagem de caças sobre as cerimónias fúnebres de Hassan Nasrallah, antigo líder do Hezbollah, em Beirute, visam passar “uma mensagem clara” a eventuais pretensões do grupo libanês.

“Os aviões da Força Aérea israelita que sobrevoam atualmente Beirute, por cima do funeral de Hassan Nasrallah, transmitem uma mensagem clara: Aqueles que ameaçam destruir Israel e atacam Israel, será o seu fim”, declarou, num comunicado citado pelo Times of Israel, no qual deixou ainda um aviso: “Vocês especializar-se-ão em funerais e nós em vitórias”.

O líder do Hezbollah, Naim Qassem, assegurou que irá manter o rumo definido pelo anterior líder Hassan Nasrallah, que foi morto por um ataque das forças israelitas em setembro de 2024 e cujas homenagens fúnebres decorreram este domingo em Beirute.

Num discurso transmitido pela televisão, por ocasião da cerimónia realizada na capital libanesa, Qassem vincou a sua fidelidade aos princípios de Nasrallah: “Vamos manter a confiança e seguir este caminho, vamos manter a tua vontade.

Ainda está connosco, o seu caminho e luta vivem dentro de nós. Sou leal ao legado de Nasrallah”. Joseph Aoun diz que o Líbano está “cansado das guerras dos outros” O Presidente libanês, Joseph Aoun, manifestou este domingo a sua frustração com as hostilidades que ocorreram entre o Hezbollah e Israel, na sequência do recrudescimento do conflito entre as forças israelitas e o movimento extremista palestiniano Hamas. “Estamos cansados das guerras dos outros.

O Líbano pagou um preço elevado pelos palestinianos e apoia a solução dos dois Estados”, reiterou Aoun. A mensagem do Presidente do Líbano tem lugar num dia em que a capital Beirute acolhe as homenagens fúnebres ao antigo comandante do Hezbollah, Hassan Nasrallah, às quais acorreram milhares de pessoas.

Enquanto decorria a cerimónia, aviões da Força Aérea israelita efetuaram voos sobre Beirute e atacaram locais em Baalbek, no nordeste do país, bem como noutras zonas do sul do país.

Exit mobile version