A Cimeira do Grupo dos (G 77)+China inicia, Sexta-feira, em Havana (Cuba), com o foco no combate à pobreza nos países em vias de desenvolvimento
No evento, a decorrer até Sábado sob o tema “Desafios Actuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”, Angola estará representada pelo Presidente da República, João Lourenço, que responde a um convite formulado pelo homólogo de Cuba, Miguel Díaz Canel, em Agosto último.
Cuba preside, pela primeira vez, o grupo G77 que reúne países em desenvolvimento e 134 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os Presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Alberto Fernández, anunciaram que estarão presentes na reunião, bem como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Confirmadas estão também as presenças dos Chefes de Estado da Colômbia, Gustavo Petro, do Iraque, Abdelatif Rashid, da Palestina, Mahmud Abbas, do Burundi, Évariste Ndayishimiye, e das Honduras, Xiomara Castro.
Entre as presenças confirmadas consta ainda a dos Presidentes da Bolívia, Luis Arce, do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, de Moçambique, Filipe Nyusi, de Laos, Thongloun Sisoulith, da Guiné Equatorial, Obiang Nguema, e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.
A propósito, o secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou que pedirá aos países do Sul a adopção de reformas para bons governantes, mobilização de recursos e garantir como prioridade nas políticas internacionais os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
No quadro dos debates, estarão também sobre a mesa questões ligadas à energia, infra-estrutura, igualdade, justiça, crescimento inclusivo, alimentação, educação e saúde.
Havana pronta para a Cimeira
As ruas de Havana estão decoradas para receber líderes e representantes dos Estados membros do bloco, que representa 80 por cento da população mundial e mais de dois terços dos membros das Nações Unidas.
Nas instalações do Palácio de Convenções, do hotel Palco, do recinto de feiras Pabexpo, do restaurante El Palenque e do Salão Cubanacán (El Laguito) são realizadas acções organizacionais para acolher os participantes, segundo a Agência Cubana de Notícias.
O grupo foi fundado a 15 de Junho de 1964 pela “Declaração Conjunta dos 77 Países”, emitida na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e a sua primeira reunião aconteceu em Argel (Argélia), em 1967, aquando da adopção da Carta de Argel.
O Grupo dos 77 nas Nações Unidas é uma coligação de nações em desenvolvimento, que visa promover os interesses económicos colectivos dos seus membros e criar uma maior capacidade de negociação conjunta na Organização das Nações Unidas.