O funeral de Alexei Navalny vai realizarse em Moscovo, na Sexta-feira, anunciou a equipa do dissidente russo, que morreu numa prisão no Ártico, em 16 de Fevereiro, informou a sua porta-voz, Kira Yarmysh
Segundo a responsável, as “exéquias de Alexei terão lugar na igreja da Mãe de Deus”, no distrito de Maryino, na capital russa, pelas 14h00 locais (12h00 em Angola). O funeral realizar-se-á no cemitério de Borisovskoye.
Numa nota, publicada na rede social X (antigo Twitter), Yarmysh aconselhou os apoiantes a “comparecer com antecedência”. Na Terça-feira, a responsável tinha adiantado que ainda não tinha sido possível encontrar um espaço para a despedida de Navalny, tendo a equipa tentado “todas as funerárias públicas e privadas”.
“Desde ontem que andamos à procura de um sítio onde possamos organizar um evento de despedida para o Alexei. Telefonámos para a maior parte das agências funerárias públicas e privadas, espaços comerciais e salas de velório”, referiu no X. “Algumas dizem que o local está completamente reservado. Outras recusam-se a mencionar o apelido ‘Navalny’”, acrescentou.
O corpo de Navalny foi devolvido à sua mãe, no Sábado, depois de ter ficado retido mais de uma semana pelas autoridades russas. Segundo os serviços prisionais da região ártica de YamalNenets, onde se situa a colónia penal onde Navalny cumpria uma pena de 19 anos de prisão, “a 16 de Fevereiro de 2024, no centro penitenciário nº 3, o prisioneiro Navalny A.
A. sentiu-se mal depois de uma caminhada”, estando as causas da morte a “ser apuradas”. O hospital da cidade de Labytnangui, perto da colónia penal, adiantou que os “médicos que chegaram ao local continuaram as operações de reanimação já efectuadas pelos médicos da prisão” durante mais de 30 minutos, mas o óbito acabou por ser declarado no local.