Os objectos foram avistados em Kyiv e em Dnipropetrovsk. Relato surge depois de a Moldova ter fechado o seu espaço aéreo devido a um balão russo errante
À semelhança do que tem acontecido nas últimas semanas nos Estados Unidos, também na Ucrânia foram avistados e abatidos balões de espionagem que sobrevoavam o território ucraniano.
Segundo conta o relatório desse Domingo do Ministério da Defesa do Reino Unido, sobre a situação na Ucrânia, as forças ucrnianas abateram pelo menos seis balões, nomeadamente em Kiev e Dnipropetrovsk.
Os britânicos acreditam que os balões são “provavelmente russos”, afirmando que isto “representa uma nova táctica pela Rússia para recolher informação sobre os sistemas anti-aéreos ucranianos e que obrigam os ucranianos a gastar armamento valioso” para abater estes objetos.
Esta não é a primeira vez que o tema é sinalizado na região, com a Moldova a, recentemente, encerrar o seu espaço aéreo durante algumas horas, sob suspeitas de que um balão russo saiu da sua rota na Ucrânia.
Os primeiros balões terão sido avistados no dia 12 de Fevereiro, em Dnipropetrovsk.
No dia 15 de Fevereiro, foram então abatidos objectos que sobrevoavam a capital ucraniana.
O Reino Unido acrescenta que os balões que sobrevoaram Kiev tinham reflectores de radar na sua estrutura, o que também indicará que estariam a ser usados para fins de espionagem.
Nas últimas semanas, o tema dos ‘balões espiões’ marcou a actualidade na América do Norte, com alguns objectos não-identificados a serem abatidos nos Estados Unidos e no Canadá.
O primeiro incidente, que envolveu um balão chinês, endureceu as relações diplomáticas entre Washington D.C. e Pequim, com as forças norte-americanas a recolherem o objeto e a prometerem uma investigação minuciosa aos destroços.