As forças russas continuam a fazer progressos significativos e constantes na região ucraniana de Donetsk, avançando agora para a cidade de Pokrovsk e parecendo estar a aproximar-se de Kurakhove, mais a sul Na semana passada, o ministério da Defesa russo anunciou a tomada das povoações de Trudove e Uspenivka, completando a ocupação do segmento final da chamada “bolsa de Uspenivka” a sul de Kurakhove, uma cidade com cerca de 18 000 habitantes, antes da invasão total de Moscovo no início de 2022.
O grupo de combate de Khortytsia declarou que as tropas ucranianas se retiraram desta área após “pesadas batalhas defensivas”.
O grupo de monitorização ucraniano, DeepState, afirmou anteriormente que algumas tropas não conseguiram recuar depois de a Rússia ter capturado as duas povoações.
O sector situa-se a cerca de oito quilómetros a sul da cidade da linha da frente. Segundo o DeepState, a Rússia está a reagrupar-se na área recentemente capturada e a atacar na direção da secção de ShevchenkoAndriivka, ameaçando criar uma nova bolsa. As forças russas estão agora a concentrar os seus esforços na cidade vizinha de Andriivka.