A informação foi avançada ontem pela Bloomberg, que cita fontes próximas das negociações
A Casa Branca ambiciona alcançar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia até 20 de abril, dia em que se celebrará a Páscoa nas igrejas católica e ortodoxa, avançou este domingo a Bloomberg, que citou fontes próximas das negociações.
Ainda assim, o mesmo meio apontou que a administração de Donald Trump reconhece que o prazo poderá ser ultrapassado, tendo em conta as posições de ambas as partes.
Recorde-se que a próxima reunião entre os EUA e a Ucrânia acontecerá nesta segunda-feira, na Arábia Saudita, tendo depois a Rússia confirmado que começará, em Riade, uma nova ronda de conversações com Washington.
A Rússia e os Estados Unidos divergiram anteriormente no anúncio de uma trégua de 30 dias, com Washington a referir que abrangia o setor da energia e outras infraestruturas, enquanto Moscovo dizia que incluía apenas infraestruturas de energia.
De qualquer modo, Moscovo e Kyiv continuam a realizar ataques, apesar de estarem a ser ultimados os pormenores necessários para uma trégua parcial de 30 dias, que deverá pôr fim aos ataques contra infraestruturas energéticas.
Ambos os lados manifestaram disponibilidade para declarar este cessar-fogo parcial. Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e “desnazificar” o país vizinho, independente desde 1991 – após a desagregação da antiga União Soviética – e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.