O Irão poderia produzir material suficiente para criar uma bomba nuclear em “aproximadamente 12 dias”, afirmou um oficial de alto escalão do Departamento de Defesa dos EUA, citado pela Reuters.
Anteriormente, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) afirmou que os seus monitores detectaram que o Irão tem a capacidade de enriquecer urânio a quase 84%.
Nesta Terça-feira (28), a AIEA informou que a capacidade actual iraniana chegou a 83,7%, estando prestes a alcançar urânio suficiente para produzir armas nucleares.
O sub-secretário de Defesa para Políticas dos EUA, Colin Kahl, demonstrando preocupação, também destacou o progresso iraniano, afirmando que após deixar o Plano de Acção Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), os iranianos tiveram um progresso nuclear notável.
Segundo Kahl, quando o Irão fazia parte do JCPOA, em 2018, o país levaria aproximadamente 12 meses para ter material suficiente para produzir uma bomba nuclear, contudo, agora levaria apenas 12 dias para atingir o seu objectivo.
O JCPOA foi firmado entre o Irão e seis potências mundiais (Rússia, Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Alemanha) para garantir o carácter civil do programa nuclear iraniano.
Porém, com o rompimento unilateral do acordo pelos Estados Unidos, em 2018, sob o governo de Donald Trump, e o restabelecimento das sanções americanas, Teerão também deixou o programa.
Oficialmente, o Irão afirma ter enriquecido urânio a 60% até agora para a produção de energia nuclear.