O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou, nessa Terça-feira, a doação de 1 milhão de doses da vacina MPOX e pelo menos USD 500 milhões a países africanos para apoiar a sua resposta ao surto, de acordo com uma autoridade sénior do governo.
Biden fez o anúncio em Nova York, onde participa na Assembleia Geral das Nações Unidas, e pediu que outros países sigam o exemplo, disse a fonte à Reuters.
Em Agosto, a Organização Mundial da Saúde declarou a MPOX uma emergência global de saúde pública pela segunda vez, em dois anos, após um surto da infecção viral na República Democrática do Congo que se espalhou para países vizinhos e além, incluindo a Índia, gerando alarme.
“Não seria uma grande surpresa se houvesse um caso nos Estados Unidos também”, disse a autoridade, observando que os cortes recentes no apoio à pandemia pelo Congresso podem dificultar uma resposta doméstica.
“Estamos realmente a nos esforçar agora para conseguir responder efectivamente neste momento. E acho que antecipar cortes potencialmente adicionais no futuro tornará cada vez mais difícil, para nós, termos uma resposta robusta a esses tipos de surtos.”
A Mpox pode se espalhar por contacto próximo. Geralmente leve, é fatal em casos raros. Ela causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cheias de pus no corpo.
O surto no Congo começou com a disseminação de uma cepa endêmica, conhecida como clado I. Mas uma nova variante, o clado Ib, parece se espalhar mais facilmente por meio de contacto próximo de rotina, incluindo contacto sexual. A expectativa é que as doses doadas pelos EUA sejam da vacina nórdica da Baviera conhecida como Jynneos nos Estados Unidos, e muitas virão de uma reserva nos Estados Unidos.
O 1 milhão de doses é um acréscimo às 60 mil doses doadas anteriormente. A autoridade americana disse que o governo espera que a Gavi, uma aliança público-privada que cofinancia compras de vacinas para países de baixa renda, distribua as vacinas doadas.
“Acreditamos, fortemente, que a Gavi é a instituição multilateral que está melhor posicionada para adquirir e distribuir vacinas de forma equitativa”, disse o responsável.
Na semana passada, a Gavi disse que comprará 500 mil doses da vacina da Baviera Nórdica, a sua primeira compra para ajudar a combater o surto. A administração Biden também pressiona para que mais vacinas sejam fabricadas em países de baixa e média renda, e trabalha com o Brasil para identificar como nações G20 pode apoiar a resposta à mpox.
Actualmente, não existe um fabricante em África que seja capaz de fabricar a substância medicamentosa complexa necessária para fabricar a vacina, disse o responsável dos EUA.