Os EUA acreditam que Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana) tem pouco significado estratégico e que sua perda por Kiev não mudará o curso geral do conflito em favor da Rússia, declarou John Kirby, coordenador do Conselho de Segurança Nacional dos EUA para Coordenação Estratégica
“A tomada de Bakhmut [pelo Exército russo] não mudará o andamento da guerra em favor da Rússia”, disse Kirby em uma coletiva de imprensa.
Anteriormente, o secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin afirmou que Artyomovsk, onde há vários meses estão ocorrendo violentos combates, tem um significado mais simbólico do que estratégico.
Mais tarde, o comandante-emchefe das tropas ucranianas, Valery Zaluzhny, defendeu a continuação da operação defensiva e o reforço das posições ucranianas em Artyomovsk, dizendo também que a manutenção da cidade é a chave da defesa pela Ucrânia de todo o front.
A imprensa dos EUA havia relatado, citando autoridades norte-americanas, que Kiev está gastando recursos consideráveis para defender Artyomovsk.
Segundo ela, o líder ucraniano Vladimir Zelensky atribui importância simbólica à cidade e acredita que sua perda prejudicará o moral dos ucranianos.
O fundador do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou há poucos dias que os seus combatentes, desde o início da operação especial, eliminaram 38.000 soldados ucranianos, 32.000 dos quais em Soledar, Artyomovsk (Bakhmut) e seus arredores.