Os Estados Unidos removeram da agenda de relações com o Irão restaurar o acordo nuclear e colocaram como prioridade a oposição à cooperação técnico-militar de Teerão com Moscovo, disse Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
“O JCPOA [Plano de Acção Conjunto Global] já há vários meses não está na pauta.
No topo da nossa agenda está a fazer tudo o que pudermos para defender os direitos universais do povo iraniano e combater a crescente cooperação de segurança entre o Irão e a Rússia”, disse Price numa conferência de imprensa.
O presidente dos EUA, Joe Biden, reconheceu anteriormente que o acordo nuclear com o Irão está “morto”, mas se recusou a anunciá-lo oficialmente.
As autoridades norte-americanas continuam a participar nas negociações para restaurar os acordos abandonados pelo anterior líder dos Estados Unidos, Donald Trump.
Países ocidentais afirmam que o Irão está, supostamente, a fornecer à Rússia drones para operações de combate na Ucrânia. Tanto Moscovo como Teerão refutam tais alegações.
Em meados de Dezembro, o ministro da Defesa iraniano, Mohammad-Reza Ashtiani, disse numa reunião conjunta de especialistas que Kiev não conseguiu fornecer nenhuma evidência de que a Rússia estivesse a usar drones iranianos na Ucrânia.