A suposta demissão do comandante-chefe das forças ucranianas, Valery Zaluzhny, está relacionada ao conflito entre ele e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em relação aos territórios perdidos e às capacidades do Exército ucraniano, declarou o coronel aposentado e especialista militar Wolfgang Richter em entrevista ao canal NTV
“Zelensky na sua retórica se concentra na recuperação dos territórios perdidos, no retorno às fronteiras de 1991. Zaluzhny considera isso uma completa ilusão.
Ele avaliou as capacidades militares das Forças Armadas da Ucrânia de forma realista e deu ordem para começar a defesa”, opina Richter.
O especialista também observou que é por essa razão que o líder ucraniano está a pensar em mudar a liderança do Exército ucraniano. Além disso, ele acrescentou que Zelensky provavelmente vê Zaluzhny como um concorrente.
Na Segunda-feira (5), o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em entrevista ao canal de TV italiano Rai1, confirmou que estava a ponderar substituir Zaluzhny.
Ao mesmo tempo, conforme relata a mídia ucraniana, o chefe de Estado pretende substituir não apenas o comandante-chefe das Forças Armadas, mas também o chefe do EstadoMaior, Sergei Shaptala.