O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acordou com seu homólogo, Vladimir Putin, a visita do líder russo à Turquia, informou o gabinete presidencial.
“O presidente Erdogan realizou uma conversa telefónica com o presidente russo, Vladimir Putin, nessa Quarta-feira (2).
Durante a conversa, “os líderes chegaram a um acordo sobre a visita de Putin à Turquia”, aponta a declaração obtida pela Sputnik. Entretanto, a data da visita não foi especificada.
Além disso, Erdogan e Putin discutiram o futuro do acordo de grãos.
O presidente turco garantiu ao líder russo que Ancara continuará a fazer esforços para que o acordo de grãos seja retomado.
“Erdogan sublinhou que se a iniciativa do mar Negro não funcionar por muito tempo, isso não beneficiará ninguém, os países mais pobres que precisam de grãos serão os primeiros a sofrer”, aponta o comunicado do gabinete presidencial turco.
A Rússia desistiu do acordo um ano após a sua assinatura, alegando que o acordo não cumpriu a sua lógica humanitária.
As autoridades russas também observaram que as sanções económicas às exportações russas de alimentos e fertilizantes não foram suspensas, ao contrário do que a ONU, um dos mediadores do acordo, havia prometido a Moscovo.
O Presidente russo apontou, repetidamente, que os países ocidentais receberam a maior parte das exportações alimentares, mas o suprimento de grãos para os países necessitados, incluindo países africanos, que foi o principal objectivo do acordo, nunca foi realizado.