O presidente da Turquia anunciou a continuação do acordo de grãos do mar Negro, assinado em Julho de 2022 entre representantes da Rússia, Turquia, Ucrânia e das Nações Unidas.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, revelou, ontem, Quarta-feira (17), uma prorrogação de dois meses do acordo de grãos do mar Negro.
“O prazo do acordo de grãos feito em 22 de Julho de 2022 expirava amanhã [hoje]. Foi decidido prorrogar o acordo sobre a Iniciativa de Grãos do Mar Negro por dois meses com o apoio de nossos amigos russos e a contribuição de amigos ucranianos”, disse Erdogan numa comunicação aos legisladores do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) governamental.
“Faremos todos os esforços necessários, mesmo depois disso, para implementar todas as condições do acordo”, sublinhou o presidente turco.
Erdogan agradeceu a Vladimir Putin e Vladimir Zelensky pelo apoio na continuação do processo, e também a António Guterres, secretáriogeral da ONU.
“Os nossos amigos russos nos informaram que não haverá obstáculos para a evacuação dos navios turcos dos portos ucranianos de Nikolaev e Olviya.
Estamos gratos por isso”, continuou o alto responsável. Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, confirmou, nessa Quarta-feira (17), a continuação do acordo de grãos.
“Confirmámos o anúncio do presidente da Turquia de uma prorrogação por dois meses da Iniciativa do Mar Negro.
Isso oferece uma oportunidade não em palavras, mas em acções, para ajudar a garantir a segurança alimentar global”, disse Zakharova num briefing.
“As nossas avaliações de princípio dos acordos de Istambul de 2022 não mudaram e as lacunas na implementação devem ser corrigidas o mais rápido possível”, continuou ela.