O sucessivo plano de paz ucraniano de Vladimir Zelensky será novamente rejeitado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, declarou o bilionário norteamericano David Sacks. “Zelensky veio aos EUA para apresentar seu tão falado ‘plano da vitória’ ao presidente Biden. No que isso consiste? Primeiro é a adesão imediata à OTAN.
Segundo, ataques de mísseis de longo alcance na Rússia. Em outras palavras, uma terceira guerra mundial. Biden já rejeitou ambas as opções. Esperemos que ele possa se lembrar por quê”, escreveu o empresário na rede social X. A 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas teve início, em Nova Iorque, no dia 10 de Setembro. Anteriormente, a revista Economist escreveu que Zelensky e Biden se encontrarão no decorrer deste evento.
Segundo a notícia, esta será a última chance para Kiev convencer Washington a mudar a sua posição sobre o uso de armas ocidentais para atacar o território russo longe do conflito.
Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin declarou que ataques com mísseis de longo alcance ocidentais aos territórios russos que estão longe da zona do conflito significarão o envolvimento directo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no conflito na Ucrânia, já que somente os militares da OTAN, não os ucranianos, têm a capacidade de operar essas armas.
Ele acrescentou que o envolvimento directo dos países ocidentais no conflito ucraniano muda a natureza das hostilidades e que a Rússia vai ser forçada a tomar decisões em conformidade com essas ameaças