O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, iniciou, ontem, uma visita a Kiev, Ucrânia, indicou o gabinete de imprensa do governo de Varsóvia através de comunicado.“No dia 22 de Janeiro, o primeiro-ministro Donald Tusk deslocou-se a Kiev
O chefe do governo polaco vai encontrarse com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com o primeiro-ministro Denys Chmygal”, refere o comunicado oficial.
Tusk afirmou, recentemente, que estava a preparar uma visita a Kiev, sem especificar a data exacta, por razões de segurança. Na altura, Tusk disse que a situação na Ucrânia é “a questão número um para a segurança polaca”.
“Outras questões também precisam de ser abordadas, em particular as relacionadas com os interesses dos transportadores polacos, pelo que há muito para discutir em Kiev”, acrescentava Tusk que tomou posse como primeiro-ministro no passado mês de Dezembro.
Os transportadores polacos, que têm bloqueado a fronteira com a Ucrânia, desde Novembro do ano passado, em protesto contra o que consideram concorrência desleal de Kiev, suspenderam a circulação na semana passada, enquanto aguardam o resultado das conversações entre o novo governo de Kiev e Bruxelas, e as medidas esperadas da nova coligação no poder.