Horas antes da tomada de posse de Trump como 47º Presidente, esta fonte explicou que o estado de emergência nacional permite enviar as Forças Armadas para a fronteira.
Os militares vão dar prioridade “à soberania, à integridade territorial e à segurança dos Estados Unidos, repelindo formas de invasão, incluindo a migração ilegal em massa”, acrescentou a fonte. Trump disse na ocasião que vai emitir, no primeiro dia de mandato, ordens executivas para reformular as políticas de imigração dos EUA, que também incluem o fim ao acesso ao asilo e à cidadania por direito de nascimento.
O direito de primogenitura, que confere a qualquer pessoa nascida em solo americano o direito de obter um passaporte americano, está consagrado na Constituição dos EUA.
Trump promete expulsar “milhões e milhões” de imigrantes ilegais O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu também no seu discurso de tomada de posse, que irá expulsar “milhões e milhões” de imigrantes ilegais, um dos principais focos da sua campanha eleitoral, anuncia a agência Lusa.
“Primeiro, declararei o estado de emergência na nossa fronteira sul” com o México, disse o Presidente, acrescentando que vai enviar o Exército para patrulhar essa região.
“Todas as entradas ilegais vão ser imediatamente bloqueadas e iniciaremos o processo de devolução de milhões e milhões de estrangeiros criminosos para onde vieram”, acrescentou o Presidente republicano.
Trump quer reconhecer apenas “dois sexos”
Donald Trump disse que vai assinar uma ordem executiva que obriga a sua administração a “reconhecer” apenas “dois sexos”, afirmaram esta segunda-feira futuros responsáveis da Casa Branca, pouco antes da posse do republicano, que prometeu “acabar com a ilusão dos transgéneros”.
A ordem executiva visa “defender as mulheres do extremismo ideológico de género e restaurar a verdade biológica no Governo federal”, disse um funcionário aos jornalistas sob condição de anonimato, acrescentando que a identidade sexual dos indivíduos passaria a ser definida exclusivamente pelos gâmetas que produzem.
“O que estamos a fazer hoje é afirmar que a política dos Estados Unidos é reconhecer dois sexos: masculino e feminino”, disse a mesma fonte, citada pelas agências internacionais, avança a Lusa. Durante a sua campanha para as eleições presidenciais de Novembro passado, Donald Trump prometeu várias vezes acabar com a “ilusão dos transgéneros”.
O Presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA) quer também abolir as ajudas federais aos programas de apoio à diversidade na administração, disseram os mesmos responsáveis da sua futura equipa.
“Vamos pôr fim a este tipo de financiamento, vamos pôr fim a estes programas”, explicou uma das fontes, apontando para a formação anti-racismo e diversidade. O político republicano considera que a América está ameaçada por uma “invasão” de ideias progressistas, que qualifica de ideologia “woke”.