Três quartos dos franceses estão decepcionados com o presidente Emmanuel Macron, apontou uma pesquisa do Ifop, indicando que este é seu pior desempenho desde que os protestos dos Coletes Amarelos abalaram a França, em 2018.
Os entrevistados acusaram o presidente de ter um “ego desproporcional que arruinou tudo” e de tornar a França ingovernável ao dissolver o parlamento e convocar eleições antecipadas, que se transformaram num fiasco, segundo dados da pesquisa
. Mais da metade dos 2.098 adultos franceses inquiridos de 11 a 20 de Setembro disseram que desaprovam a escolha de Macron para primeiro-ministro, Michel Barnier, dizendo que o presidente havia desconsiderado a vontade das pessoas que votaram pela mudança. Milhares de pessoas foram às ruas de Paris, no Sábado, para protestar contra a nomeação de Barnier.
Macron nomeou o principal negociador do Brexit da União Europeia (UE) para a chefia do gabinete francês após semanas de difíceis negociações. Barnier é amplamente visto como um conservador. Ele defendeu a limitação da migração para a UE e até propôs uma moratória de entrada de três a cinco anos para todos os migrantes, excepto os requerentes de asilo e estudantes estrangeiros.