O possível candidato à Presidência dos Estados Unidos, Ron DeSantis, encontrou-se nessa Segunda-feira com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e elogiou os laços bilaterais entre os dois países, especialmente a ideia de um “Japão forte”
A viagem, parte de uma missão comercial por quatro países, ocorre num momento em que o governador da Flórida busca construir credenciais de política externa antes de um anúncio oficial de que concorrerá à indicação presidencial do Partido Republicano para as eleições de 2024.
“Realmente, apreciamos o grande aliado que o Japão tem sido para os EUA por muitas décadas”, disse DeSantis a Kishida no início da reunião no gabinete do primeiro-ministro em Tóquio.
No ano passado, o Japão anunciou uma expansão militar de cinco anos e 315 bilhões de dólares diante de uma China cada vez mais poderosa e enquanto a Coreia do Norte intensifica os seus lançamentos de mísseis, uma medida que DeSantis elogiou.
“Aplaudimos muito os seus esforços para reforçar as suas defesas. Entendemos que é uma região difícil aqui … e realmente acreditamos que um Japão forte é bom para a América e uma América forte é boa para o Japão”, disse ele.
DeSantis também se encontrou com o ministro das Relações Exteriores japonês, Yoshimasa Hayashi, na noite de Segunda-feira e falou sobre a sua ansiedade para ver um aprofundamento das relações económicas entre o Japão e a Flórida.
“Acreditamos que o mercado da Flórida é uma grande oportunidade para investimentos adicionais de empresas japonesas”, disse DeSantis antes de um jantar de trabalho com Hayashi, acrescentando que espera ver mais investimentos japoneses especificamente na Flórida.
DeSantis seguirá para a Coreia do Sul, Israel e Reino Unido depois de deixar o Japão.