O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, criticou as medidas sobre o tecto da dívida nacional dos EUA, chamando-as de uma das decisões políticas mais estúpidas do Partido Republicano.
“A extensão do tecto da dívida pelo presidente anterior da Câmara dos Deputados [o republicano Kevin McCarthy] […] entrará para a história como uma das decisões políticas mais estúpidas tomadas nos últimos anos. Não havia motivo para isso – não conseguimos nada e não recebemos nada por isso”, ressaltou ele.
De acordo com Trump, a situação actual é comparável à de 1929, quando começou a Grande Depressão – a crise económica global que começou com o colapso do mercado de acções dos EUA e durou dez anos. “Os democratas não se importam com o destino do nosso país.
Na verdade, eles prefeririam uma depressão económica se isso prejudicasse o Partido Republicano. […] Eles, e não os republicanos, é que são os culpados por esse desastre em potencial!”, concluiu o político.
O tecto da dívida foi temporariamente cancelado em Junho de 2023 com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A partir de 2 de Janeiro de 2025, os Estados voltarão a um nível fixo do tecto da dívida. De acordo com os últimos dados disponíveis, a dívida do governo dos EUA atingiu USD 36,2 triliões. Ao longo do ano, ela aumentou 7% ou USD 2,4 triliões.