Mitch Landrieu, conselheiro da Casa Branca que supervisionava os investimentos em infraestruturas, renunciou ao cargo para se juntar à campanha do actual Presidente dos Estados Unidos e recandidato, o democrata Joe Biden, nas presidenciais de Novembro.
Conhecido como o ‘czar’ da infraestrutura, Landrieu deve assumir a posição de copresidente nacional da campanha de Biden, noticiou o ‘site’ de notícias Politico.
Landrieu, ex-presidente da câmara de Nova Orleans, ingressou no executivo Biden em 2021, após a aprovação da lei bipartidária de infraestrutura e deixa o cargo depois de mais de 40.000 projectos anunciados.
No futuro, a equipa de infraestrutura será liderada pela vicechefe de gabinete da Casa Branca, Natalie Quillian, que supervisiona a implementação dos principais projectos de lei promulgados no Governo Biden, noticiou a agência Associated Press (AP).
Com a tarefa de supervisionar uma das realizações legislativas mais importantes do primeiro mandato do presidente, Landrieu geriu a distribuição de biliões de dólares em novos financiamentos para estradas, pontes, condutas de água, banda larga e muito mais.
“Quando aprovei a Lei Bipartidária de Infraestrutura, sabia que precisava de alguém ao meu lado que ajudasse a entregar resultados reais para o povo americano.
Eu sabia que Mitch Landrieu, ex-autarca e vicegovernador que passou mais de uma década a ajudar a reconstruir Nova Orleans [após o furacão Katrina em 2005], era o homem que me ajudaria a reconstruir o país”, sublinhou Biden, citado num comunicado divulgado ontem de manhã.
“Mitch sempre soube que a verdadeira medida do sucesso não consiste em marcar pontos partidários — trata-se de construir pontes e resolver o problema em questão”, acrescentou.
O democrata sublinhou também que Landrieu viajou milhares de quilómetros para quase 150 cidades em todo o país para ouvir governadores, autarcas e outros líderes locais.
“Mitch tem demonstrado consistentemente que, quando trabalhamos juntos, podemos fazer grandes coisas”, realçou ainda o chefe de Estado norteamericano.
A líder da campanha de Biden, Julie Chávez Rodríguez, destacou, por sua vez, que Landrieu trará uma “experiência única e valiosa” para a recandidatura.
“O seu trabalho na Casa Branca para mostrar como o Presidente Biden está a investir na América e a reconstruir a espinha dorsal da nossa economia é fundamental para o nosso esforço de reeleição, e estou emocionada por ele se juntar à nossa equipa como copresidente”, destacou Rodriguez, em comunicado.
A decisão de Landrieu ocorre no momento em que alguns dos principais democratas levantaram preocupações sobre a estrutura da campanha e sugeriram que alguns dos principais conselheiros de Biden na Casa Branca deveriam passar para a campanha.