A medida foi tomada ‘para facilitar o desenvolvimento das etapas que um facto de tal transcendência’ requer.
A Assembleia Nacional de Cuba elegerá o sucessor de Raúl Castro durante uma sessão de dois dias, segundo informaram nesta Segunda-feira (16) a imprensa oficial e o Parlamento. Embora a reunião inicial estivesse convocada somente para Quinta-feira, 19 de Abril, ela começará na Quarta, dia 18, segundo noticia a France Press. A decisão de adiantar o início da Sessão Constitutiva da IX Legislatura da Assembleia Nacional foi adoptada “para facilitar o desenvolvimento dos passos que requer um fato de tal transcendência”.Está previsto que na Quarta-feira, 18 (hoje), ocorra a posse dos 605 deputados da nova Assembleia Nacional, eleitos em Março, e que será formada a Mesa Directora do Parlamento.
Voto secreto
A eleição dos deputados que integrarão o Conselho de Estado – cujo presidente sucederá a Raúl Castro – deve possivelmente ocorrer na Quinta-feira, 19. Os membros serão propostos por um comité de candidaturas e o voto dos deputados será secreto. A data de 19 de Abril, escolhida para este acto histórico, corresponde ao 57º aniversário da vitória na batalha da Baía dos Porcos, quando foram derrotadas as tropas anticastristas que tentavam tomar o controlo da ilha. Cuba considera-a “a primeira derrota do imperialismo ianque na América Latina” em 1961.
Raúl Castro, de 86 anos, encerrará uma era em Cuba ao passar o poder a um sucessor mais jovem, 12 anos depois de suceder ao seu irmão mais velho Fidel Castro, que morreu em 2016. Se não houver surpresas, a Assembleia deverá eleger como sucessor de Raúl o número dois do Governo, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, um civil de uma nova geração que nasceu depois do triunfo da revolução em 1959. O caçula dos irmãos Castro não renunciará a todas as suas funções. Ele continuará a ser o secretário- geral do Partido Comunista de Cuba (PCC) até 2021.