A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) avaliou quanto será preciso, nesse primeiro momento, para mitigar as consequências do terramoto que abalou a Turquia, Síria e outros países da região
A entidade estima que, para uma resposta inicial rápida, será preciso entregar cerca de USD 130 milhões à Turquia, e USD 87 milhões à Síria.
Xavier Castellanos, subsecretário-geral da IFRC para a Coordenação de Operações, disse à Sputnik que é esperado que esse valor cubra um período de 12 meses.
“A IFRC precisará de vários meses para determinar o valor final da ajuda humanitária necessária para responder ao terramoto na Turquia e na Síria”, disse Castellanos.
Os dois países foram os mais abalados após dois grandes terramotos e dezenas de tremores secundários, na última Segunda-feira (6), que mataram mais de 15 mil pessoas e destruíram milhares de casas.
Pelo menos 12.391 pessoas morreram na Turquia, segundo as autoridades, enquanto pelo menos 2.992 foram mortas na Síria, que ainda enfrenta problemas para receber auxílio humanitário por conta das sanções que os EUA aplicaram ao país.