A Câmara dos Representantes pediu ao Ministério Federal da Saúde e Bem-Estar Social da Nigéria que intensifique a vigilância nas fronteiras internacionais para verificar o possível surto da nova variante da COVID-19 anunciada, recentemente, pela OMS.
De acordo com o site The Nation, a Câmara solicitou ao governo que fornecesse máquinas térmicas, termómetros infra-vermelhos para triagem de temperatura e destacasse pessoal para realizar serviços de triagem e quarentena em todos os passageiros que chegassem.
Adoptando uma moção de importância pública urgente patrocinada por Uyime Idem (PDP, Akwa Ibom), a Câmara solicitou ao Ministério Federal da Saúde e BemEstar Social, bem como ao Centro Nigeriano de Controlo de Doenças (NCDC), que informassem adequadamente o público nigeriano sobre a variante XEC.
A Câmara Verde sugeriu que todas as autoridades de saúde activem sistemas de alerta reforçados para monitorar e, consequentemente, notificar quaisquer casos suspeitos.
Acrescentou que a pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo na saúde pública e nas economias globais, incluindo a Nigéria, enfatizando que, embora a Nigéria tenha feito avanços significativos no combate à primeira pandemia, era necessário permanecer vigilante e proactivo diante das ameaças emergentes. O parlamentar lembrou que a OMS emitiu, recentemente, um alerta global sobre a variante XEC, com sintomas semelhantes aos do surto anterior.