Tema foi discutido no Fórum Económico Mundial, em Davos. Ontem Quarta-feira, director-geral da OMS fez um alerta
O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, recorreu às redes sociais, ontem Quarta-feira, para deixar um alerta.
Dias depois de afirmar que o mundo não está preparado para a próxima pandemia, o responsável avisou que o momento de iniciar essa preparação “é agora”.
“O momento de se preparar para a próxima pandemia é agora, não quando ela chegar”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus na rede social X (antigo Twitter).
Note-se que o alerta surge depois, de nos últimos dias, a ‘Doença X’, que poderá ser a futura pandemia, entrar no centro da discussão.
A OMS já avisou, inclusive, que esta “poderá provocar 20 vezes mais mortes do que a pandemia do coronavírus”.
A hipotética ‘Doença X’ foi um termo cunhado pela OMS em 2018 para se referir ao conhecimento de uma epidemia internacional grave provocada por um agente patogénico ainda desconhecido, capaz de afectar os humanos – quer seja uma nova estripe do coronavírus, como foi o caso do SARS-CoV-2, do vírus influenza, ou um novo vírus de origem animal.
Nesse mesmo ano, foi incluída na lista da OMS das doenças prioritárias. Além da ‘Doença X’, constam nesta lista a Covid-19, o vírus Ébola, o vírus Zika, a febre hemorrágica da Crimeia-Congo, a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS).
Em Novembro de 2022, a OMS criou um grupo com mais de 300 cientistas para identificar agentes patogénicos que poderiam provocar futuras pandemias, com o foco na ‘Doença X’.