O presidente chinês, Xi Jinping, não vai participar na cimeira do G20 na Índia, sendo substituído pelo primeiro-ministro, Li Qiang, anunciou, essa Segunda-feira, a diplomacia chinesa, num período de renovadas tensões entre Pequim e Nova Deli.
Um aviso colocado no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês informa: “A convite do governo da República da Índia, o primeiro-ministro do Conselho de Estado, Li Qiang, participará na 18.ª Cimeira do G20, que se realiza em Nova Deli, na Índia, nos dias 09 e 10 de Setembro”.
As relações entre China e Índia deterioraram-se, nos últimos anos, devido à disputa fronteiriça que em 2020 resultou num violento confronto entre as tropas dos dois países.
Os confrontos resultaram na morte de 20 soldados indianos e quatro chineses.
Os dois países também mantêm disputas comerciais. Pequim desconfia ainda dos crescentes laços estratégicos entre Índia e Estados Unidos.
A Índia ultrapassou, recentemente, a China como a nação mais populosa do mundo e os dois países são rivais nos sectores de tecnologia, exploração espacial e comércio global.