O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, vai participar, esta semana, na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, foi ontem anunciado
A deslocação, prevista de 16 a 21 de fevereiro, vai também incluir Espanha e França, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em comunicado.
A visita de Wang Yi a Espanha é a primeira em seis anos, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, enquanto a viagem a França se insere no âmbito do 60.º aniversário das relações diplomáticas.
Em 1964, por iniciativa do General de Gaulle, a França tornou-se o primeiro grande país ocidental a estabelecer relações diplomáticas a nível de embaixadores com a República Popular da China.
A conferência de Munique, que começa amanhã Sexta-feira, reúne todos os anos a elite da defesa mundial e pretende ser um barómetro das relações transatlânticas. Wang Yi deverá proferir um discurso.
Em Munique, está prevista uma série de reuniões bilaterais entre líderes estrangeiros para discutir o apoio à Ucrânia em guerra com a Rússia e a situação no Médio Oriente.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, faz parte da delegação norte-americana liderada pela vice-Presidente norte-americana, Kamala Harris.