A Ucrânia tem de seis a oito semanas para continuar as tentativas de contraofensiva até a chegada do tempo frio, disse John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.
“Sabemos que a contraofensiva não foi tão longe ou tão rápido quanto os ucranianos queriam”, disse Kirby, observando que Kiev tem apenas mais seis a oito semanas antes que o tempo frio do Inverno europeu torne a contraofensiva ucraniana ainda mais desafiadora.
“O tempo não é nosso amigo”, disse ele.
O representante da Casa Branca notou também que a Ucrânia pode ter dificuldades para receber ajuda de outros países se a assistência dos Estados Unidos for suspensa devido à inacção do Congresso.
“Sem o nosso apoio, não se pode descartar que alguns desses outros apoios sejam mais difíceis de conseguir para a Ucrânia”, comentou ele durante a conferência de imprensa nessa Terça-feira (3).
O presidente russo, Vladimir Putin, sublinhou no mês passado que as tropas ucranianas não conseguiram alcançar quaisquer resultados tangíveis em todas as linhas da frente desde o início da sua contraofensiva em 4 de Junho, algo que ele disse ter custado a vida de mais de 71.000 soldados ucranianos, na altura.