A Casa Branca, contrariamente às suas declarações anteriores, não notificou antecipadamente o governo iraquiano da sua intenção de lançar ataques aéreos contra alvos no país na passada Sexta-feira (2), escreve o portal Intercept com referência a um representante do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.
Pouco depois dos ataques aéreos dos EUA à Síria e ao Iraque, em resposta a um recente ataque de drones a uma base estadunidense no Oriente Médio, o coordenador de comunicações estratégicas da Casa Branca, John Kirby, disse que havia informado o governo iraquiano antes de sua intenção de dar este passo.
No entanto, de acordo com o comentário do Conselho de Segurança Nacional dos EUA publicado pelo portal, o lado iraquiano não recebeu qualquer notificação, o que contradiz as palavras de Kirby.
“Para a segurança operacional, não enviamos nenhum aviso oficial prévio com detalhes específicos sobre os referidos ataques”, admitiu a Casa Branca.
Por sua vez, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Vedant Patel, também disse durante um briefing na Segunda-feira (5) que Washington não havia avisado Bagdad dos planos para lançar ataques aéreos em território iraquiano.
Vale ressaltar que, na passada Sexta-feira (2), EUA atingiram mais de 85 alvos ligados ao Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) e outros grupos associadas a ele no Iraque e na Síria em retaliação ao recente ataque à base militar norte-americana na Jordânia, relatou o Comando Central (CENTCOM) dos Estados Unidos.