O cardeal camerlengo, Kevin Farrell, presidirá ao encerramento do caixão do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, na sextafeira, bem como ao seu enterro na Basílica de Santa Maria Maior, onde o pontífice ficará sepultado, noticiou o site Notícias ao Minuto
No fecho do caixão e no funeral estarão também presentes o decano do colégio cardinalício, Giovanni Battista Re, bem como outros seis cardeais, entre os quais Roger Michael Mahony, o proto-diácono Dominique Mamberti e o arcebispo da Basílica, Mauro Gambetti.
Na comitiva dessa cerimónia ainda estarão presentes o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, o vigário geral de Roma, Baldassare Reina, e o esmoler do Papa, Konrad Krajewski, juntamente com vários arcebispos e secretários de Francisco, de acordo com uma decisão do colégio dos cardeais, anunciada pelo Vaticano.
O cardeal Re oficiará o funeral no Sábado, às 10h00 (09h00 de Angola), na Praça de São Pedro, numa cerimónia que deverá contar com a presença de chefes de Estado de todo o mundo.
De seguida, o caixão do Papa será transferido para a igreja de Santa Maria Maior para inumação, de acordo com o testamento do pontífice argentino.
No ano passado, o Papa simplificou os ritos fúnebres no documento “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis” e, entre outras coisas, estipulou que o seu corpo seria velado na capela da sua residência, e não no Palácio, e que o seu corpo seria exibido aos fiéis num caixão aberto e não num catafalco na basílica.
No seu testamento, divulgado na Segunda-feira, o Papa Francisco declarou o seu desejo de ser sepultado num túmulo simples. “Solicito que o meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal, conforme indicado no documento anexo.
O túmulo deve ser enterrado, simples, sem decoração especial e com a única inscrição Franciscus”, pode ler-se no testamento divulgado após a sua morte, aos 88 anos. Milhares de fiéis aguardam para entrar na Basílica de São Pedro para dar o último adeus ao Papa, depois de dezenas já terem podido prestar a sua homenagem ao pontífice.
A basílica permaneceu aberta nessa Quarta-feira até à meia-noite (hora local) e reabrirá hoje às 07h00 (06h00 de Angola) até Sexta-feira às 19h00 (18h00de Angola), altura em que será encerrado para dar início ao rito de fecho do caixão.