O Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco do BRICS, assinou um acordo de crédito com o Brasil no valor de USD 1 bilião para ajudar o país latino-americano com a recuperação económica, informou o banco em comunicado.
Segundo o documento, o acordo foi assinado pela directora da entidade financeira, Dilma Rousseff, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na cidade de Marrakech, no Marrocos.
Nota-se que o empréstimo foi concedido no âmbito do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito para o Brasil. O Brasil já recebeu USD 6 biliões em empréstimos do banco nos últimos anos, entre projectos federais e locais.
O valor mais alto, de USD 1,2 bilião, foi para financiar a infraestrutura sustentável por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).
A decisão política de estabelecer o Novo Banco de Desenvolvimento no BRICS foi tomada na Cimeira de Durban, na África do Sul, em 2013. Em 2014, na cúpula em Fortaleza, o respectivo acordo foi assinado.
O principal objectivo da instituição é financiar projectos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos Estados-membros do BRICS e nos países em desenvolvimento.