Um avião de transporte militar IL-76 da Força Aeroespacial da Rússia caiu na região de Belgorod, informou, nessa Quarta-feira, (24), o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com a entidade militar russa, o avião que caiu transportava 65 prisioneiros ucranianos destinados à troca, seis tripulantes e três acompanhantes.
“Em 24 de Janeiro, por volta das 11h00 hora de Moscovo caiu na região de Belgorod um avião Il76 durante um vôo programado”, aponta o comunicado.
“A bordo estavam 65 soldados capturados das Forças Armadas da Ucrânia que eram transportados para a região de Belgorod para a troca, seis membros da tripulação e três acompanhantes”, lê-se na nota.
Segundo detalhou o ministério, “uma comissão das Forças Armadas partiu para o local da queda para estabelecer as causas da catástrofe”. Todos que estavam a bordo do avião L-76 morreram, informou, posteriormente, o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov.
Por sua vez, o presidente da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo), Vyacheslav Volodin, ordenou o preparo de um apelo ao Congresso dos EUA e ao Bundestag em conexão com a queda do avião IL-76. Ele esclareceu que há uma proposta para investigar quais mísseis e lançadores foram utilizados.
Os destroços do avião Il-76 caído se espalharam por cinco quilómetros na área da queda e parte caiu nas propriedades dos moradores locais, de acordo com a mídia.
No local estão a trabalhar os funcionários da Polícia Militar, os socorristas ainda não estão autorizados a colectar os detritos.
Relata-se também que janelas foram quebradas nas casas mais próximas ao local da queda do avião, e vários moradores relataram haver pedaços de metal nos seus quintais.