As autoridades taiwanesas “compram” políticos estrangeiros aposentados com o dinheiro dos contribuintes, para encenar a comédia da independência de Taiwan, disse o porta-voz do Escritório dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Ma Xiaoguang, comentando a visita da ex-primeiraministra britânica, Liz Truss, a Taiwan
“Como se pode ver, o Partido Democrático Progressista de Taiwan gasta o dinheiro dos contribuintes comuns para ‘comprar’ alguns políticos aposentados anti-China que farão a comédia da ‘independência com apoio externo’.
Mas não importa quanto dinheiro eles gastem, não importa o quanto repitam a mesma coisa, isso não mudará o facto de que Taiwan faz parte da China”, disse Ma Xiaoguang numa conferência de imprensa.
Ele também observou que, de acordo com alguns relatos da mídia taiwanesa, “essa pessoa” foi convidada para ir a Taiwan pela Fundação de Intercâmbio do Estreito, uma organização semi-oficial criada pelo governo de Taiwan para tratar de assuntos técnicos e/ou comerciais com a República Popular da China.
“Várias actividades de engajamento externo do Partido Democrático Progressista de Taiwan foram realizadas recentemente por meio dessa fundação. Já tomamos medidas disciplinares contra ela.
Se os relatos forem verdadeiros, podemos tomar novas medidas”, alertou Ma Xiaoguang.
A Agência Central de Notícias de Taiwan informou, anteriormente, que Truss chegou a Taiwan na noite de Terça-feira (16) para uma viagem de cinco dias, a primeira de um ex-primeiro britânico a visitar a ilha em 27 anos.
A embaixada chinesa, em Londres, disse que a visita é um “show político” e um movimento provocativo, que não trará nenhum benefício para Londres.