Um dramático naufrágio marítimo ocorreu, nessa Segundafeira (19), no Mar Vermelho, envolvendo forças Houthi e um navio britânico. O grupo Houthi reivindicou a responsabilidade pelo ataque ao navio graneleiro britânico Rubymar, que resultou no seu afundamento no golfo de Áden, conforme relatado pela Sky News Arabia
Yahya Saria, representante militar do movimento Houthi, declarou que a tripulação do navio Rubymar foi evacuada durante as operações.
Esta informação surge no contexto da crescente tensão na região, onde os confrontos entre os Houthis e forças internacionais têm se intensificado.
Adicionalmente, um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o que parece ser o momento do afundamento do Rubymar, embora a autenticidade das imagens ainda necessite de confirmação independente.
O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) confirmou o ataque ao Rubymar, especificando que o navio britânico foi atingido por um míssil.
O CENTCOM também informou que a tripulação foi evacuada com segurança e transportada para o porto mais próximo por um navio comercial que prestou assistência, juntamente com um navio militar da coalizão liderada pelos EUA.
O incidente não terminou com o afundamento do Rubymar. Os Houthis também anunciaram ter abatido um drone de reconhecimento dos Estados Unidos, um acto que sublinha a complexidade e periculosidade do conflito na região do Mar Vermelho.