A Arábia Saudita e a Rússia estão a intensificar a cooperação militar, afirmou à Sputnik o embaixador russo em Riad, Sergei Kozlov.
Segundo o diplomata, os sauditas optam por diversificar as oportunidades de defesa e expandir a cooperação militar com mais países, incluindo a Rússia.
“Ultimamente, o trabalho foi intensificado neste sentido.
Prova disso são os contactos bilaterais regulares, em particular, no marco da comissão inter-governamental russo-saudita para a cooperação técnicomilitar”, observou.
O embaixador russo recordou que os EUA, maiores fornecedores de armas para a Arábia Saudita, ameaçaram revisar as suas relações com o reino saudita em Outubro de 2022, após a aliança petrolífera OPEP+ realizar um corte da produção de 2 milhões de barris diários a partir de Novembro do mesmo ano.
Kozlov constatou que Riad e Washington seguem colaborando no âmbito da defesa “apesar das recentes complicações”.
De acordo com o embaixador, a Rússia e a Arábia Saudita cooperam de maneira efectiva no sector energético e no marco da aliança OPEP+.
Ele também destacou que os sauditas acreditam que as sanções só servem para criar insegurança e instabilidade no sector energético global.