O serviço de Protecção Civil e Bombeiro (SPCB) registou 22 mortes nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril. enquanto isso, no mesmo período, o Comando Provincial de luanda da Polícia nacional registou um total de sete mortes, num universo de 23 acidentes de viação, que perfazem 29 mortes, numa altura em que o país ainda vive o feriado prolongado
O resumo da situação de segurança apresentado pelo porta-voz interino da PN em Luanda, Euler Matari, dá conta que nas últimas 72 horas o Comando Provincial, no campo da sinistralidade rodoviária, registou 23 acidentes de viação, sete mortos, 29 feridos e danos materiais avaliados em mais de 15 milhões de Kz. O país festeja hoje o 21º aniversário da Paz e, apesar das inúmeras campanhas de sensibilização para que haja efectivamente “paz nas estradas”, os acidentes de viação continuam a ser a segunda maior causa de morte.
Para aqueles três dias as causas dos acidentes estavam associadas ao excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução. Euler Matari aproveitou ainda a ocasião para informar que durante o período foram realizadas oito barreiras de contenção de velocidade e redução do tráfego com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, com maior incidência para as Estradas Nacionais n° 230 e 100 Sul/ Cabo Ledo, bem como as avenidas Mortala Mohamed, Fidel de Castro Ruz, 21 de Janeiro, Pedro de Castro Van-Dunem Loy e Pascoal Luvualo, e na estrada da centralidade Zango 8000.
“Foram apreendidas três viaturas, 12 motorizadas e 87 cidadãos automobilistas foram sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 21 multas por parar em lo- cais proibidos, 24 por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, 17 multas por não uso do cinto de segurança e seis multa por mudança de direcção irregular”, sublinha.
SPCB regista vinte e duas mortes
Por sua vez, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiro (SPCB) registou vinte e duas pessoas mortes durante o final de semana, 12 das quais por presumível afogamento nas praias do país, segundo o porta-voz, superintendente Félix Domingos, que falava à RNA. Félix Domingos informou que a instituição registou 56 ocorrências, nas últimas 72 horas, com realce para quatro mortos por deslizamento de terra, três por acidente de viação e outros por electrocussão, ataque de jacaré e suicídio, além dos seis feridos sinistrados. Félix Domingos destacou ainda o registo de 16 incêndios nas províncias de Luanda (com 10), dois no Huambo e Cabinda, e um caso no Cuando Cubango e Zaire.
apreendidos 273 quilos de liamba
No campo da segurança pública, a Polícia Nacional em Luanda procedeu a apreensão de sete ar- mas de fogo, sendo quatro do tipo metralhadora AKM e três do tipo pistola. Foram igualmente apreendidas 273 quilogramas de estupefaciente do tipo Liamba e recuperados utensílios domésticos antes em posse dos marginais. As micro-operações, que resultaram na detenção de 143 cidadãos suspeitos de praticarem diversos crimes, permitiram o esclarecimento de 67 crimes, com desta- que para um de abuso sexual, 26 crimes de roubo, e nove crimes de furto em residências e na via pública.
O serviço de emergência policial (113) registou 333 solicitações de intervenção policial, que mereceram pronta intervenção das forças da ordem. “O Comando Provincial de Luanda encoraja os cidadãos a continuarem a efectuar denúncias de todos os factos que alteram a ordem e tranquilidade públicas nas autoridades, e a não fazerem justiça pelas próprias mãos, sob pena de serem responsabilizados criminalmente”, reforçou Euler Matari.