Uma torre de alta tensão de 400 quilovolt (kV), na linha Lucala (Cuanza Norte) – Viana (Luanda), caiu em consequência de actos de vandalismos praticados por indivíduos ainda não identificados, de acordo com a empresa Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT).
Segundo o subdirector Regional da RNT, Belchior Figueiredo, citado numa nota de imprensa, enviada hoje à Angop, a equipa detectou, nesta Quarta-feira, a vandalização do referido bem público, os dados preliminares evidenciam que o derrube da respectiva torre, instalada no município de Viana (zona do Km 36), resulta da vandalização que a mesma infra-estrutura foi sofrendo nas últimas semanas, através da subtracção das cantoneiras (os seus alicerces.
Em consequência desse vandalismo, explicou a torre de transporte de energia eléctrica cedeu aos fortes ventos e chuvas que assolaram a capital do país, nos últimos dias. De acordo com a RNT, à semelhança da linha de transporte Lucala – Viana, a zona do quilómetro (Km) 36 é caracterizada por constantes acções de vandalismo aos activos desta empresa, prejudicando o bem-estar das populações e do Estado.
Perante esse cenário, a Direcção de Exploração Regional da RNT volta a apelar às populações, os órgãos de comunicação social e de defesa e segurança do Estado a exercerem um forte combate a esse fenómeno, que periga o bem-estar das comunidades e do desenvolvimento do país.