O último fim-de-semana, em Luanda, terminou com um saldo de três mortes resultantes de 12 acidentes rodoviários provocados, essencialmente por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, de acordo com o relatório da situação de segurança pública do Comando Provincial na capital
Além das vítimas mortais, os acidentes deixaram ainda nove feridos e danos materiais avaliados em um montante superior a dez milhões de kwanzas, segundo o documento da Polícia Nacional em Luanda que espelha, também, a aplicação de sanções a automobilistas, no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito.
“Quanto à sinistralidade rodoviária, registaram-se 12 acidentes de viação cujas causas se prendem, essencialmente, com excesso de velocidade e a falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em três mor- tos, nove feridos e danos materiais avaliados em mais de dez milhões de kwanzas”, refere o relatório. Por outro lado, o documento destaca a detenção de 55 cidadãos automobilistas com idades compreendidas entre 26 e 57 anos, pela presumível autoria do crime de condução sob estado de embriaguez.
Acrescentou que aos implicados foi, posteriormente, aplicada a medida de coação pessoal sob termo de identidade e residência para serem presentes ao Ministério Público. No que diz respeito a regularização e fiscalização do trânsito automóvel, o número de automobilistas sancionados com multas por diversas infracções ao código de estrada totalizou 102 cidadãos. Entre estes, 50 foram penalizados por falta de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.