O activista social António Canquienze António, de 46 anos, e a sua esposa, Antónia Francisca João Zuluca, de 31 anos, foram detidos no último fim-de-semana, no bairro Ritondo, em Malanje, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suposta prática de tráfico de 37 quilogramas de cannabis sativa, vulgo liamba
O chefe de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC em Malanje, inspector-chefe Augusto Barros André, disse, ontem, à imprensa, que a detenção enquadrou-se nas acções de combate ao narco- tráfico, levada a cabo por efectivos deste órgão.
“Os referidos cidadãos foram detidos no âmbito do trabalho de enfrentamento desencadeado pelos efectivos afectos ao SIC, em coordenação com a Polícia Nacional, consubstanciado no Combate ao Narcotráfico”, de- talhou. Segundo o oficial superior, que prestou essa informação quando procedia ao balanço das ocorrências do fim-de-semana, os 37,800 kg de estupefaciente estavam dissimulados em nove sacos de plástico e tinham como destino a capital do país. Havia ainda um saco de ráfia contendo naftalina para supostamente evitar a poluição.
Por outro lado, Augusto André anunciou a detenção de um cidadão nacional de 39 anos de idade, acusado de ter infectado a própria namorada com HIV-SIDA, de forma dolosa. O responsável disse que os implicados vão ser encaminhados ao Ministério Público para responsabilização criminal. Augusto André garantiu que os cidadãos em causa serão presentes ao Ministério Público, para ulteriores trâmites processuais.