xinge que é rica em recursos geológicos, como o gesso, manganês, o sal-gema, etc.”, disse, Níria Marques, a actual administradora da Quiçama. Sem a melhoria nos acessos, fica difícil conquistar o desenvolvimento que tanto almeja a Quiçama, por isso, minimizam esta dificuldade, neste momento, com o quite de terraplanagem adquirido, mas que não é suficiente. Uma das importantes estradas é a Nacional 110, que se melhorada, facilitaria bastante a “descoberta do coração da Quiçama”.
O processo de melhoramento da referida estrada deve abranger até a comuna de Mumbondo, de modo a facilitar a ligação com as outras comunas. “Estudos já foram feitos e o Governo tem estado a trabalhar para a melhoria da EN 110. É uma realidade e estamos a espera que se materialize. Vamos continuar a apelar que se invista no nosso município, também para aliciar os jovens a ficarem, uma vez que são a força de trabalho”, sustenta.
Quinze empresários interessados em investir na Quiçama As potencialidades da Quiçama tem interessado muitos empresários e investidores, principalmente na questão da exploração de mineiros, e a administração local tem os recebidos. Cerca de 15 empresários já mostraram interesse em investir neste sector, mas um dos grandes problemas é que quando chove há dificuldades de fazer visitas nestes sítios.