O pesquisador e inventor angolano Hélder Silva homenageou, ontem, em Luanda, o ex-ministro dos Petróleos, Desidério Costa, com dois diplomas e uma medalha de ouro conquistada na Roménia, por ajudá-lo a ascender profissionalmente. No momento da outorga, Hélder da Silva disse que Desidério Costa tem sido seu “braço direito” ao longo dos anos e, por isso, decidiu homenageá-lo.
Por sua vez, o homenageado agradeceu o reconhecimento, tendo lembrado, na ocasião, a sua trajectória na Roménia, enquanto estudante. Hélder Silva nasceu a 15 de Setembro de 1969 na província do Cuanza Sul e é formado em Electrotecnia em Portugal. É representante da Associação Angolana de Inventores e Inovadores em Portugal Fruto das suas invenções, principalmente no campo magnético, Hélder Silva tem mais de 30 medalhas.
Entre as distinções, destacam-se as medalhas de ouro ganhas pela invenção do sistema de poupança de gás e electricidade em caldeiras e acumuladores de calor. Desidério Costa é político angolano, que nasceu a 4 de Abril de 1934, na província de Luanda. Foi ministro dos Petróleos de 2002 a 2008. Antes havia sido vice-ministro da mesma pasta, de 1984 a 2002.