Oito cidadãos perderam a vida no último fim-de-semana, resultantes de um total de 19 acidentes de viação ocorridos nas estradas de Luanda, segundo o relatório da Polícia Nacional nesta província
O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional registou, nas últimas 72 horas, isto é nos dias 22, 23 e 24 de Março, nas estradas da cidade capital, um total de 19 acidentes de viação, cujas causas prendem-se essencialmente com o excesso de velocidade e a falta de precaução no exercício da condução, que resultaram em oito mortos, 16 feridos e danos materiais avaliados em mais de quatro milhões de kwanzas.
Segundo o inspector-chefe, Euler Matari, do gabinete de comunicação e imagem, no mesmo período foram detidos 45 cidadãos automobilistas, com idades compreendidas entre os 27 e 53 anos, pela presumível autoria dos crimes de condução em estado de embriaguez, desobediência e resistência ao agente da ordem, que serão encaminhados para o Tribunal nas próximas horas.
A detenção resulta de 15 barreiras de contenção de velocidade e acalmia do tráfego, com a utilização de radares e outros meios técnicos para o efeito, principalmente no município de Belas, na Av. Pascual Luvualo; Estrada Nacional 100, propriamente, nas proximidades dos Ramiros e nas Palmeirinhas; na Rua 11; município de Cacuaco, nas proximidades do Sacriberto e município de Viana, nas proximidades do supermercado Kero.
Consta ainda do relatório apresentado pela Polícia a apreensão de sete armas de fogo, sendo, três do tipo AKM e quatro do tipo pistola; a recuperação de aparelhos eletrónicos e utensílios de uso do méstico, antes em posse dos marginais, bem como, a detenção de 132 cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes. “Foram realizadas oito microoperacões que se estenderam por todos os municípios da província de Luanda, permitindo o esclarecimento de 30 crimes onde se destacam dois crimes de homicídio qualificado, 13 crimes de roubo e 14 de furto”, sustentou.
No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel foram apreendidas 13 motorizadas e 395 cidadãos automobilistas sancionados com multa por diversas infracções ao Código de Estrada, com realce para 108 multas por excesso de velocidade, 59 multas por falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel e 32 por embaraço no trânsito no exercício da condução.