A garantia é do governador de Luanda, Manuel Homem, que anunciou, ontem, em Cacuaco, no 1º encontro com os moto-taxistas. Para que seja possível, o Governo Provincial está a trabalhar com a Amotrang e outras associações, bem como o MAPTSS
Na sequência do Programa de Ordenamento do Trânsito, o Governo Provincial de Luanda (GPL) realizou, ontem, no Marco Histórico do Kifangondo, município de Cacuaco, o 1º encontro provincial entre o GPL e os moto-taxistas. Ao intervir no evento, o governador da província de Luanda, Manuel Homem, avançou que nos próximos dias os motoqueiros terão à sua disposição uma carteira profissional, uma vez que trabalham de forma articulada com a Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola (AMOTRANG), e outras associações, diferentes departamentos ministeriais, bem como o MAPTSS. Segundo o governador, cabe agora ao GPL adquirir determinados equipamentos fundamentais para a impressão da carteira profissional.
“Estamos com- prometidos em criar, em todos os municípios, condições para que esta acção seja materializada, por forma a organizar a actividade de moto-táxi, caso contrário teremos dificuldades no futuro”, disse. Lembrou que as estatísticas ao nível da cidade de Luanda apontam que, no primeiro semestre, do ano em curso, foram registradas mais de 300 mortes, facto que deve representar preocupação para todos. Reconhece ser necessário que sejam melhoradas algumas vias, que tenham iluminação, sinalização, pelo que algumas já estão a ser intervencionadas.
Reforça que o Governo Provincial de Luanda está focado na criação de condições que facilitam a circulação rodoviária a todos. Porém, Manuel Homem disse que há necessidade de se formar mais e melhor os moto-taxistas, isto porque a sua equipa constatou que muitos têm pouco conhecimento das regras de trânsito. “Muitos andam em sentido contrário, nas passadeiras e transportam mais do que a capa- cidade que a motorizada permite. Por isso, iremos colocar em to- dos os municípios de Luanda salas de formação para a actividade de moto-taxista”, garantiu.
De forma imediata já tem uma academia, a do empreendedor, localizada no Benfica, Via Expressa, identificada para dar início à formação aos moto-taxistas. O governador acredita que se investirem na formação terão uma actividade mais regularizada, com profissionais aptos a circularem nas vias, e menor número de mortes. A organização que se pretende criar é com intuito de proporcionar o melhor ambiente para todos, segundo Manuel Homem. Entretanto, garantiu que será melhorada a qualidade dos serviços ao nível da província, bem como o processo de licenciamento do serviço de táxi.
No que concerne à segurança e organização, o GPL vai materializar um programa, já aprovado, relacionada à organização da actividade de moto-táxi por município. Para tal, cada motorizada terá um identificador referente à zona em que realiza a actividade. “Cada município terá uma cor e um colete para identificar”, disse Manuel Homem. Actualmente, decorrem trabalhos de sensibilização e reajustamento da actividade de moto- taxistas. Manuel Homem sublinhou que a sua equipa fará apenas o que for melhor para todos, quer do lado do Governo, das cooperativas, das associações, bem como de todos os automobilistas.