O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, apelou, ontem, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) a reforçar as medidas de prevenção, com vista a reduzir, de forma significativa, os impactos negativos causados pelas chuvas, uma vez que o país já vive a época balnear
A orientação do governante foi baixada durante o discurso que proferiu no acto de abertura do Conselho Consultivo Alargado Extraordinário do Ministério do Interior (MININT), que está a analisar, entre outros assuntos, o relatório síntese de segurança pública referente ao primeiro semestre deste ano.
Para o ministro, o SPCB deve trabalhar, em coordenação com as autoridades locais, a fim de evitar situações como naufrágios, que, afirmou, têm estado a causar sofrimento aos cidadãos, a julgar pelos danos humanos e materiais que se registam em função das cargas pluviométricas que caem sobre o país.
“Aproxima-se a época chuvosa. Por esta razão, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros deve reforçar as acções de prevenção para mitigar os efeitos e reduzir o risco de desastre, tendo em conta o grau de exposição que aumenta a vulnerabilidade das populações às inundações e afogamentos”, descreveu.