Do total de 1.590 acidentes de trabalho reportados à Inspecção Geral do Trabalho (IGT), 325 casos foram leves, 241 casos graves e 24 fatais, tendo produzido um total de 219 mil e 106 dias perdidos
A Inspeção Geral do Trabalho (IGT) registou um grosso de 1590 casos de acidentes de trabalho que afectaram, negativamente, a produtividade das empresas bem como a vida dos trabalhadores. Os números são do ano transacto e foram apresentados, ontem, em Luanda, pelo inspector-geral do Trabalho, Vassili Agostinho, no âmbito da abertura das actividades relativas a semana dedicada ao dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho que deverá estender-se até ao próximo dia 28 deste mês.
De acordo com Vassili Agostinho, foi possível a recolha dos dados no âmbito das operações realizadas pelos técnicos da IGT aonde as entidades empregadoras aproveitaram para comunicarem as ocorrências. Entretanto, contas feitas, do total de 1590 acidentes de trabalho reportados, Vassili Agostinho sublinhou que, destes, 325 foram leves, 241 casos graves e 24 casos fatais, tendo produzido um total de 219 mil e 106 dias perdidos. Segundo ainda o inspector-geral do Trabalho, dos acidentes fatais, foi possível verificar nos ramos dos transportes, construção civil, comércio, indústria e o sector da energia e águas.
Ronsciencialização
Relativamente a semana dedica- da ao dia Mundial da Segurança e Saúde, Vassili Agostinho explicou que várias serão as actividades que vão decorrer durante o período em referência de modo a chamar a atenção das entidades empregadoras e dos próprios trabalhadores sobre a necessidade de observância dos procedimentos que contribuem para a segurança no local de trabalho.
Conforme explicou, durante a semana serão abordadas uma série de matérias voltadas à prevenção em todos os serviços provinciais da Inspecção Geral do Trabalho, onde serão afloradas questões sobre os riscos profissionais e a importância e a obrigatoriedade das entidades empregadoras accionarem o seguro contra os riscos de acidente e doenças profissionais. “Como sabe, em Angola começamos a comemorar a semana Mundial da Segurança e Saúde desde 2005. E o foco foi sempre apelar para as boas práticas no local de trabalho para se evitar acidentes”, apontou.
A efeméride
De recordar que o dia 28 de Abril celebra-se mundialmente o Dia da Segurança e Saúde no Trabalho, data declarada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em homenagem às vítimas de acidentes e doenças profissionais.