Ao todo foram 72 pessoas que perderam a vida, nas estradas do país, em consequência de 308 acidentes de viação, que deixaram 369 feridos, durante o período das celebrações do carnaval, de acordo com o balanço das actividades de segurança pública da Polícia Nacional.
O Comando Geral da Polícia Nacional esclarece, no documento a que OPAÍS teve acesso, que o número de mortos em acidentes representa um aumento de seis casos comparativamente ao período anterior, enquanto o total de feridos e de acidentes diminuíram na ordem de oito e de 39, respectivamente.
“Durante o período, registou-se 308 acidentes de viação, que resultaram em 72 mortos e 369 feridos”, descreve o balanço da Polícia. Luanda é a província que registou maior número de casos com 74 acidentes, a seguir das províncias do Huambo, Benguela, Cabinda e Luanda-Norte com 30, 29, 25 e 20 acidentes, respectivamente.
Entre as principais causas dos acidentes figuram a má travessia de peões, o excesso de velocidade, a mudança irregular de direcção, bem como o mau estado das vias e a condução sob efeito de álcool. Por outro lado, a Polícia Nacional realizou várias acções que resultaram, na detenção de mil e 15 suspeitos de cometerem diversos crimes.
As operações permitiram a apreensão de 36 armas de fogo de diversos calibres, de viaturas, motorizadas e de 121 pedras de diamantes, além de outros bens.