A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) arranca com o processo de emissão e entrega do passe social denominado “GiraMais”, em Luanda, referente à categoria “Estudante e Passes Regulares”, a partir desta Quinta-feira, 12
De acordo com uma nota da instituição, são 4 mil e 500 alunos que vão receber o meio. Para emitir o passe, esclarece o documento, os pais ou encarrega- dos de educação interessados de- verão reunir o seu próprio Bilhete de identidade e o bilhete ou cédula do estudante beneficiário, devendo associar a estes uma fotografia tipo passe do estudante, acompanhados de mil kwanzas, para a ficha e a taxa de emissão.
“Após procedimentos preliminares, que sucederam o lançamento oficial do passe, na província da Huila, Luanda assistirá a partir do dia 12 do presente mês à emissão em massa e entrega dos passes sociais aos 4 mil e 500 estudantes que se encontram cadastrados no sistema”, refere a nota da ENBI. A capital do país será a primeira em que os passes sociais para a categoria estudante começarão a ser emitidos, nas Escolas nº 4072, Instituto Politécnico de Cacuaco; Escola nº 3119, Instituto Técnico de Saúde do Kalawenda, e nas escolas nº 5143, Vida Pacífica, no em Viana, e Juventude em Luta.
Enquanto isso, na província da Huíla, os passes sociais para a categoria estudante começarão a ser emitidos no dia 17 do mês em curso. No município do Lubango foram seleccionadas cinco instituições de ensino, nomeadamente o Complexo Escolar nº 1828, o Colégio nº 852, 11 de Novembro, além dos colégios nº 110, 27 de Março, e 1320, 14 Abril, e da Escola de Inclusão Educativa 15 de Junho.
“Com o passe social, o estudante terá direito a 60 viagens gratuitas mensais, no trajecto de casa para a escola e vice-versa. Para outras deslocações, os estudantes deverão carregar o passe regular com crédito suficiente para essas viagens, podendo usar o mesmo cartão para o efeito”, explicou. O passe social para estudante, que beneficiará estudantes do ensino público com idades compreendidas entre 6 e 15 anos, matriculados até a 9ª classe, foi lançado em Agosto deste ano, pela ENBI, S.A., sendo que o primeiro passe social foi entregue pela Ministra da Educação, Luísa Grilo, na província da Huíla.