Dezassete mil e 432 candidatos concorrem desde ontem ,Segunda -feira, a uma das cinco mil vagas disponíveis na Universidade Agostinho Neto (UAN), para os cursos de licenciaturas ministrados nas Unidades Orgânicas.
Os exames que darão acesso aos cursos das faculdades de Ciências, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Letras, Direito e Medicina, assim como permitirão a entrada ao Instituto Superior de Ciências da Saúde, Escola Superior de Hotelaria e Turismo e ao Instituto Confúcio, decorrem até o dia 25, no Campus Universitário, em Camama e são realizados das oitos às dez e das 10 às 12 horas.
Em declarações à imprensa, a coordenadora de exame de acesso, Fernanda dos Santos Benedito, informou que das cinco mil e 570 vagas, três por cento são reservadas aos descendentes de antigos combatentes e portadores de necessidades educativas especiais, 5% são reservadas aos candidatos protegidos por acordos internacionais, assim como os filhos dos membros do corpo diplomático acreditados em Angola.
Em relação às inscrições por Unidades Orgânicas, explicou que a Faculdade de Medicina registou maior número de inscrições com cinco mil e 441 candidatos, sendo a escola de Hotelaria e Turismo como uma das menos procurada em ter- mos de inscrições com uma cifra de 132, seguida da antropologia com 14 candidatos.
Quanto o ínfimo número de vagas, disse estar relacionado aos factores ligados a natureza infra-estrutural, disponibilidade de recursos humanos (docentes), baixo grau de aproveitamento de estudantes matriculados no ano precedente.