Manuel Homem, que falava durante a reunião da comissão provincial de protecção de bens e serviços públicos, criada há 90 dias, disse que o balanço que se faz dos 90 dias da actividade da comissão é positivo e demonstrou em números.
De acordo o governador, neste período, foram encerrados 565 casas e contentores e detidos cinco cidadãos nacionais implicados na actividade de venda ilegal de materiais ferrosos.
Foram ainda apreendidos dois helicópteros avariados da empresa Sonair. Ainda de acordo com dados do Governo Provincial de Luanda, só de 2021 a 2023, na Via Expressa, foram vandalizados 400 postos eléctricos de alta tensão, causando prejuízos ao Estado na ordem dos 25 milhões de kwanzas.
Manuel Homem deu a conhecer que dos nove municípios que compõem a província de Luanda, os de Kilamba Kiaxi, com 103, Viana com 111 e Cazenga com 101, são os que mais casos de vandalismo registaram.
Entretanto, sublinhou que, durante os 90 dias de funcionamento da comissão, o balanço que se pode fazer é positivo.
O governador da província de Luanda garantiu que vai continuar a ser implacável, não apenas no encerramento de casas e contentores de materiais ferrosos, como também em quem destrói carteiras, quadros escolares e outros bens públicos.
Os estrangeiros implicados poderão ser expulsos quando a lei, recentemente aprovada, entrar em vigor, segundo o governador.
A comissão provincial de proteccão de bens públicos de Luanda é composta pelos administradores municipais, directores provinciais e Polícia Nacional.
Por: José Zangui